Novos tratamentos para obesidade
26 dezembro, 2024
Já comentei em outro post um pouco sobre a Medicina que visa a mudança do estilo de vida, mas a verdade é que boa parte das pessoas não consegue perder peso assim. Há quem viva à base de dieta, faz atividade física com frequência e intensidade, e não vê a balança baixar.
55% da população brasileira está acima do peso, e o desenvolvimento de substâncias que simulam hormônios de saciedade fabricados pelo nosso organismo vem para agregar no tratamento.
Os análogos de GLP-1 chegaram impactando. Iniciou-se com Liraglutida (Victoza e Saxenda), evoluindo para a injeção semanal Semaglutida (Wegovy/Ozempic). Já disponível nos EUA temos a Tirzepatida (Zepbound/Mounjaro - com previsão de chegada em breve por aqui), um análogo de dois hormônios, e por isso sua maior potência, reduzindo em média 22,5% do peso corporal.
E tem mais novidades vindo…estudos de novas moléculas como a Cagrisema (Cagrilintida+Semaglutida) devem integrar o arsenal terapêutico no tratamento da obesidade. Mais opções seguras e efetivas, melhor para os pacientes!